quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mérito

Mais vale ter pecado muito e sentir a consistência da própria fraqueza do que o pretenso orgulho de quem por ventura queira dizer: "esses erros eu nunca cometi".

Assim como todo homem tem a mesma disposição básica de faculdades, todo homem pode ser acometido por todas as doenças. Por exemplo, um homem pode escolher ser muito bom em atividades físicas de um certo esporte ou ter uma capacidade extraordinária num ramo de ciência ou ainda ser um mediano em tudo. Assim também, ele pode se desequilibrar e desenvolver qualquer doença, mas não de acordo com a vontade consciente, como no caso do auto desenvolvimento.

A semente de todos os bens está no coração do homem, assim como a semente de todos os males. Um homem não poder dizer a si "arranquei de mim tudo aquilo que causa o mal" bem como não pode dizer "por meu mérito plantei a semente dos bens em mim". Afirmações assim só demonstram que a semente do mal se alastrou e a semente boa foi sufocada pelos espinhos.

Por isso mesmo a questão geral do mérito é muito clara: nosso único mérito é reconhecer e amar a semente boa. Todos os demais méritos são da própria semente boa.

A semente boa, plantada no nosso coração assim como foi plantada no seio de Maria, o Espírito Santo, é que nos permite reconhecer o bem, onde quer que ele esteja. A semente má nos quer fazer acreditar que toda a capacidade está em nós, que tudo é nosso mérito, que tenho a dignidade de Deus.

Quando um político transgride uma lei esbanjando a importância de sua autoridade, quando um criminoso ostenta uma violência hedionda pra mostrar seu poder, quando um transformista diz que seu gênero é ele quem define... em tofos esses casos a mensagem é simples: "eu me proclamo onipotente, acima das leis, da lógica e do convívio social".

Por isso que o pecado contra o Espírito Santo é o único sem perdão. Ele afasta o arrependimento e a humildade. Ele é a falta de sensibilidade de enxergar que há algo bom em si mesmo. Pois aí já nem sequer existe bem e mal, tudo é indiferente, tudo é a mesma coisa, tudo é dissolução e destruição, tudo é nada.



_____

Publicado no Facebook em 15/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário