sábado, 19 de agosto de 2017

Meditações do Rosário

De todos os pensamentos e reflexões sobre os mais diversos assuntos, nenhum me resulta mais frutuoso do que a meditação diária do Rosário. Já escrevi uma meditação para o Rosário  no blog Brevis Cogitatio. Mas queria compartilhar alguns mistérios, nem são os mais importantes,, que fazem refletir sobre minha vida.



4º Mistério Gozoso - Apresentação de Jesus no templo e purificação de N Sra.

Aqui quero focar só em que a mais pura entregou o melhor de si a Deus e pediu que a purificasse. Ela não precisava. E eu, quanto não preciso? Sempre me vejo com pensamentos maliciosos.  Achava que talvez pudesse eliminá-los com meu próprio esforço. Pensei se não eram meus, vinculados à minha personalidade. Depois vi que é preciso pedir a Deus para eliminá-los. Pois peço e funciona.

5º Mistério Gozoso - Perda e reencontro de Jesus no Templo.

Nessa situação, N Sra ficou realmente desesperada, como se pudesse ter perdido seu filho para sempre. Nós, uma vez que encontramos a verdade, Jesus, achamos que temos a posse definitiva dela. A maior sabedoria é procurar incessantemente a Jesus, que vai sanar todas as dúvidas. E o lugar para encontrar Jesus é na Igreja: "quem comer desse pão permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 5).

1º Mistério Doloroso - Agonia de Jesus no Horto.

Jesus, que é ao mesmo tempo temporal e atemporal, sofreu naquele momento os pecados de todos os homens, do passado, presente e futuro. Como se vivesse o momento em que estou sendo escravo do pecado e sofrendo por isso. Quando faço exame de consciência, reparo que achei coisas que outras vezes estavam completamente esquecidas. Jesus sofreu por todas, inclusive das pessoas que escolheram o mal para a vida eterna: que cálice, que desperdício! Jesus amou mesmo assim. Por isso preciso pedir que me conte aquilo que já sofreu, já compadeceu comigo. E preciso, muitas vezes, que me dê da graça do arrependimento. Sou verdadeiramente um servo inútil.

4º Mistério Doloroso - Carregamento da Cruz

Uma situação comum com que todos se deparam é aquilo que parece que não tem solução é ao mesmo tempo se arrasta como se não fosse acabar. Se não enfrento o problema, jogo a Cruz pelo caminho. É a tortura inacabável, várias quedas, escárnio geral. É Deus quem carrega minha Cruz, mas ao mesmo tempo Ele quer que o homem o ajude, o Cirineu. E Deus dá forças quando elas não existem.

2º Mistério Glorioso - Ascensão de Jesus ao Céu

Tão bonito hoje falar de desapego. Mas quem consegue parar um momento tranquilo em que alguma cobiça não o atormente? Uma casa, um carro, um casamento, uma viagem, um diploma, uma promoção, uma condecoração? As pessoas querem muito e nisso perdem a paz. A única cobiça saudável é o Céu, "buscai primeiro o céu e as outras (verdadeiras) necessidades serão arranjadas" (Mat 6, 33). Tenho desejado muito as coisas do mundo. Elas não são más, mas Deus convida a viver docilmente nossa vocação e dará as coisas do mundo em função dela.

5º Mistérios Glorioso - Coroação de N Sra: rainha do céu, da terra (e do inferno).

Jesus foi coroado na terra com a coroa da vergonha e Maria é coroada no céu com a intimidade de Deus. A Ladainha Lauretana, como é bela, cada invocação! Todas as armas estão aí, mas ainda parece difícil perseverarmos. Deus e N Sra acompanham a terra como se fosse um recreio, estão perto e mandam em tudo, neste mesmo momento em que você lê isso aqui. É a certeza da vitória, basta olhar e pedir. Sim, porque são eles que agem, é preciso pedir, nossa maior oferta é nossa humildade, nosso nada. O mundo parece perdido, mas na verdade está ganho. A nossa escravidão a N Sra não é nada mais que um fato, seja de boa vontade no céu ou de má vontade no inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário